COACHING: você pode entrar numa fria…

Tenho percebido ao longo da minha vida profissional, um grande equívoco por parte das pessoas em geral, ao definirem o que é coaching e todo o processo dessa atividade profissional que cresce vertiginosamente no mundo inteiro. Para saber o que é coaching, primeiro faz-se necessário entender o que não é coaching e também, o que significam os termos “coach” e “coachee”. Então vamos lá:

O QUE NÃO É COACHING?
Um processo de coaching não é um trabalho de aconselhamento, terapia comportamental, psicanálise, hipnose ou algo parecido. O coach não é um conselheiro, terapeuta, psicólogo, head trainer (treinador de mentes), psicanalista, etc.
É importante escrever isso porque através de muitos participantes dos cursos, palestras ou treinamentos que ministro e, muitas vezes quando entrevistado, percebo esse conceito equivocado por parte das pessoas, das menos às mais informadas de modo geral que, ao perguntarem sobre o que é coaching, demonstram uma desinformação que pode causar duas situações que merecem muita atenção:
1º) Muitos contratam processos de coaching com pessoas que não são profissionais da área e se dizem coach, não obtendo, dessa forma, os resultados desejados para suas vidas e muitas vezes, encontrando pela frente o que não desejam encontrar, como mostrarei no tópico a seguir.

2º) Profissionais por não saberem o que é coach e não buscarem esse conhecimento em cursos de formação, acabam se dizendo um “coach”, causando não só frustração ao contratante mas também, situações delicadas como essa descrita abaixo:
Certa vez, conversando com um cliente, fui informado que ele, ao buscar um coach para atingir determinado resultado, foi exposto a uma sessão de hipnose por alguém não habilitado e voltou da sessão com sérios problemas emocionais já que, foi acionado em sua mente inconsciente, uma memória traumática sendo que o suposto coach, não detinha o conhecimento para ressignificar o trauma em sua memória inconsciente.
Então, sabendo os riscos de não se saber o que é coaching, descubra o que significam os termos coach, coachee e coaching:

O QUE É UM COACH?
Coach é uma palavra inglesa que significa treinador.
Esse treinador pode ser um treinador da área esportiva, profissional, financeira, enfim, é um profissional que treina alguém para chegar a um determinado ponto desejado em sua vida.
Se buscarmos a resposta, por exemplo, ao analisarmos esse termo, coach ou treinador, observando a esfera esportiva, veremos que o treinador de um time de futebol, muitas vezes nem foi jogador de futebol porém, mesmo sem nunca ter jogado e não tendo as habilidades de um atleta que ele treina, sabe levar seu pupilo a desenvolver suas habilidades tornando-o cada vez melhor na sua atividade.
Portanto, ser um coach é ser um desenvolvedor dos talentos que uma pessoa já possui e que possam levá-la a um lugar determinado por ela, como o alvo a ser atingido.

O QUE É UM COACHEE?
O coachee é o contratante, é a pessoa que será treinada pelo coach (treinador) para desenvolver o que tem de melhor dentro de si, para a obtenção dos resultados que almeja. É fundamental salientar que é o coachee que possui as respostas para as perguntas do coach. Ele sabe o que fazer e como fazer, mas não está, muitas vezes, encontrando as respostas dentro dele e por isso, contrata alguém (coach) para ajudá-lo a encontrar essas soluções.

Voltando ao futebol, não houve um treinador que soubesse jogar futebol melhor que um Pelé, Messi ou Neymar, mas houveram treinadores que souberam fazer com que esses grandes nomes do futebol, extraíssem o melhor que tinham dentro de si para gerarem os melhores resultados para suas carreiras.
Agora fica mais fácil definir o que é coaching, vamos lá…

O QUE É COACHING?
Diante dessas informações anteriores para estabelecer o que é coaching, basta juntar o coach (treinador) e o coachee (treinando) e teremos um processo em que o primeiro desenvolverá a exteriorização de diversas habilidades e conhecimentos do segundo, transformando essas informações já existentes no coachee, em sabedoria, que significa “saber aplicar o conhecimento que se possui”. O processo de coaching é a exteriorização das respostas existentes no coachee, através das perguntas certeiras feitas pelo coach, independente da área de desenvolvimento desejado pelo coachee.

LEMBRE-SE:
Um coach não dá conselhos, não detém a verdade, apenas sabe direcionar o coachee para descobrir seus potenciais valores para a geração dos resultados que busca.

Isso vale tanto para quem quer desenvolver-se nessa promissora carreira, para não se equivocar ao empregar o coaching, quanto para quem contrata o coach para desenvolver-se. Portanto, sabendo agora o que é coaching, basta lembrar para quem busca contratar um profissional dessa área que, havendo aconselhamentos, fique atento, você pode ter contratado alguém não preparado para a função de coach.

no replies

Leave your comment